quarta-feira, 31 de outubro de 2012

31 de Outubro...

Filho(a),

Hoje além de ser o último dia do mês de Outubro, é uma quarta-feira mega quente em São Paulo.
Ahhh, estou muito contente... Como falei desde o início do mês, o mês que se inicia amanhã é MEU...
Dia do meu Aniversário, e farei com que seja uma das datas mais importantes da minha vida...
O primeiro aniversário que passaremos juntos... Você aqui dentro da barrigola...e eu amando cada novidade.
Mas falaremos sobre Novembro, amanhã... Farei nossa agenda de atividades e falarei sobre os acontecimentos que teremos.
Hoje é o dia do Saci para quem não sabe.
Muitas pessoas só lembram do dia 31 de Outubro sendo o dia das Bruxas, ou da forma americanizada Halloween...
Mas o povo brasileiro é mesmo assim, super valoriza as coisas de fora e o que é do nosso país fica em segundo plano.
Acho muito interessante te falar sobre o dia do Saci, afinal é parte do nosso folclore Brasileiro.
Quando você iniciar sua vida escolar, verá como é legal essas datas folclóricas. Não sei se continuam da forma como eram na minha época, pois fazíamos pinturas, cantávamos musicas típicas de cada dia... Mas se na escola que você for não tiver isso, prometo que eu mesmo faço você lembrar...
Quero que você seja uma pessoa que saiba conversar sobre tudo, que conheça tudo e todas as coisas da vida.
Bom, então vamos lá... Conhecer um pouco sobre o Saci e sobre o Halloween também...



Quem é o saci 
O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil.Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num  jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma. 
O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras na matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal. 
Diz o mito que ele se desloca dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”. 
Dia do Saci

Com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci ( 31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuíndo a influência do cultura norte-americana em nosso país. 


"A Data de 31 de Outubro é mundialmente conhecida como "O dia das Bruxas ou Halloween", que é uma festa típica que acontece nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos.
Mas de onde surgiu esse misterioso e sinistro costume?"
Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos, sendo que não existe ao certo referências precisas de onde surgiram essas celebrações.


Travessuras ou Gostosuras? (Trick-or-treat)



A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar).
No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados aqui no Brasil), os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador.
Acreditava-se que as almas permaneciam no 
limbo por um certo tempo após sua morte e que 
as orações ajudavam-na a ir para o céu.







Nenhum comentário: