sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Hematoma Subcoriônico.


Boaa Tarde Pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês sobre o que é o Hematoma Subcoriônico, confundido por muitas gestantes com "descolamento de placenta".
Esse nome foi a única coisa que me deixou preocupada na ultra-som que realizei, pois foi isso que o médico constatou no meu exame. No início do exame ele me informou que não era nada de grave,porém que eu deveria ficar de repouso, sem pegar peso, fazer esforço físico e até mesmo não ter relações sexuais.
Mas mesmo assim as informações não foram suficientes para que eu ficasse tranquila e imaginasse que meu bebê não estaria correndo algum perigo.Procurei em alguns sites o significado da causa,sintomas, entre outras coisas; porém alguns deles não possuem uma informação mais simples de ser entendida. 
Encontrei uma explicação mais plausível e vou repassa-lá a vocês, postarei também a fotinha da minha ultra onde se constou esse hematoma. Na foto fica difícil vocês visualizarem, mas prestem atenção na linha pontilhada que o médico fez..Isso é o Hematoma.! 

Agora essa foi a explicação que achei, retirada do site baby center:

Eleonora Fonseca responde:

Sim, infelizmente em alguns casos há risco para o bebê, mas a boa notícia é que, em mais de 50% das ocasiões, o problema desaparece, e a gravidez segue normalmente. 

Agora vale uma explicação técnica. Esse "descolamento" no começo da gravidez é, na realidade, um acúmulo de sangue entre a parede do útero e o saco gestacional. O nome desse acúmulo de sangue que acontece no primeiro trimestre da gravidez é hematoma subcoriônico, e não descolamento de placenta. 

O descolamento de placenta é outra coisa, que também pode ser grave, e só acontece depois da 20a semana. 

O tamanho do hematoma parece estar ligado ao prognóstico: quanto maior o hematoma em relação ao saco gestacional, maior o perigo de aborto espontâneo. 

O hematoma subcoriônico é diagnosticado por ultrassonografia -- às vezes num exame de rotina, ou às vezes por causa de algum sangramento. 

Se você está com hematoma subcoriônico, saiba que não existe um motivo conhecido para que eles surjam. Aparentemente, ele não tem nada a ver com o que quer que a gestante tenha feito. 

É comum o hematoma provocar algum tipo de sangramento. O sangue acumulado pode sair pela vagina, vermelho ou acastanhado, ou pode ser absorvido com o decorrer da gravidez, à medida que o saco gestacional vai crescendo. O acompanhamento é feito por ultrassom. Conforme o hematoma for diminuindo, você poderá ficar mais tranquila. 

Embora os estudos mostrem que o repouso, o uso de progesterona vaginal e a abstinência sexual não interferem na evolução ou involução do hematoma, a maior parte dos médicos receita tudo isso. Um dos objetivos é para que a mulher sinta que está fazendo tudo o que está em seu poder para evitar a perda do bebê. 

Siga direitinho as orientações do seu médico.

Bom ... espero que assim eu tenha conseguido ajudar as mamães que estão passando por esse "pesadelo" junto comigo... Vamos seguir as recomendações do nosso médico e ficar tranquilas. Pois Deus sabe tudo que faz e ele fará o melhor sempre! 

38 comentários:

tati disse...

Eh Tais eu passei por isso lendo o q vc postou vi q eh o msmo q aconteceu comigo tbm me falaram era deslocamento mais graças ao medicamento q minh medica receitou o repouso e tdo mais q os medicos pedem hj minha bebe esta ao meu lado linda e perfit c a graça de Deus..te falo nunca perca a fe em Deus como eu nao perdi...e em breve seu bebe lindooo estara ai c vc e sua familia mto felizes e qro q ele(a) brinque mto c a minha princesinha...tda sorte e felicidade do mundo p vc,seu lindo bebe,seu maridao e sua linda familia..bjinhos te adorooo..Tati...

Unknown disse...

Pois é Tati, tenho fé em deus que tudo melhorará.Estou fazendo tudo que o médico indicou e dia 20 tenho a segunda consulta do pré natal.. Se deus quiser proximas postagens com boas noticias...Beijos em vc e na piquena princesaa...

Cássia disse...

Como foi tua consulta do dia 20?Estou ansiosa,pois estou com o mesmo problema e tenho consulta dia 27.

Unknown disse...

Olá Cássia, minha consulta do dia 20 foi tudo bem..A médica disse que como eu não tive sangramento, o hematoma não poderia afetar o bebê. O risco de aborto espontâneo tem maior probabilidade quando a mulher tem sangramento e o hematoma é maior que o saco gestacional.
mas graças a deus não teve nenhum problema...
Boaa sorte para você..e espero que dê tudo certo ...
Beijos e obrigada por acompanhar o meu blog...

Anônimo disse...

Oi eu também estou com ematoma desdas 9 semanas tive muitíssimo sangramento e saiu um monte de coagolos fiz uma eco e constatou um ematoma as vezes tenho sangramento morrom agora dia vinte d fevereiro vou fazer outra eco estou rezando muito q tenha sumido e vc como está!

Unknown disse...

Anônima...

Estou muito bem, obrigada, chegando enfim ao final da gestação e torcendo para que o meu menino venha logo e com saúde.
Então, como você deve ter ligo neste post, eu tive no começo da gestação o hematoma tbm, não tive sangramento (acho que se tivesse tinha pirado) e por isso só fiquei sabendo que havia ocorrido esse hematoma pela ultra. Minha médica me explicou que isso no início da gestação realmente acontece, pois nosso corpo acaba recebendo um corpo estranho(o bebê) e muitas vezes por defesa ele rejeita isso.
Mas espero que assim como eu, vc tbm supere isso e tenha uma gravidez mtoo tranquila e seu bebê venha bem saudável, evite ficar nervosa, fazer esforço físico, e no momento ter relações.(dificil..kkk) mas dizem que isso com o passar da gestação vai diminuindo até sumir e sua gravidez seguir tranquila.
Beijos e obrigada pela visita ao blog do Matheus

Andréia Marinho disse...

Taís,
A minha ultra tbm constatou um hematoma subcoriônico, mas, graças a Deus, não tenho nenhum sangramento. Estou grávida de 6 semanas. Sinto uma cólica meio fraquinha. Vc tbm sentiu cólicas? Parabéns pela página do seu baby. Abraços! Andréia

Unknown disse...

Olá Andréia,
Quee boaa sua visita ao meu blog...seja bem vinda...
Eu senti algumas cólicas sim, inclusive antes mesmo da ultra e já sabendo que estava grávida. Achei que a qualquer momento a menstruação iria vir, mas graças a deus fazem praticamente 9 meses que ela não aparece e assim logo virá a chegada do meu menino.
Fique tranquila, dará tudo certo na sua gestação assim como deu na minha.
Beijos e nos visite mais vezes.

Andréia Marinho disse...

Taís,
Minha linda, vc precisou tomar algum medicamento além do repouso? Minha médica passou Utragestan.
Um beijão,

Andréia Marinho

Unknown disse...

Andreia,
Não tomei nada, somente fiz os repousos e fiquei mais tranquila...
Dia 23 completo 9 meses de gestação e enfim vem a chegada do meu menino.
Fiquee tranquila dará tudo certoo para vc assim como deu para mim.
Beijos de dois (eu e Matheus)

Flávia Simone disse...

Olá, estou pesquisando a respeito do hematoma, estou com sangramento desde a 5 semana agora estou com 16 de umas 4 semanas pra ca o hematoma vem crescendo, alguem tem alguma informação a respeito disto?
obrigada

Rita disse...

Ola Pessoal .... preciso de uma ajuda.... Estou na 8 semana e foi diagnosticado hematoma de 30% no ultrassom ,mas nao tenho nenhum sangramento, minha GO receitou Ultrogestam 1 vez por dia.

Voces sabem dizer se existe risco de sangramento mesmo ja utilizando o ultrogestam ?
Ela nao me indicou repouso de 100%, mas disse que preciso de repouso moderado e nao ter relação.

Beijo a todas e adorei o BLOG !

Paula Mello disse...

Olá Tati, 2 dias dps que descobri a gravidez, tive um pequeno sangramento, fui a emergencia no mesmo dia e lá a médica fez minha primeira Ultra.. Mesmo os resultados do exame de sangue dando positivo, quando bati essa ultra a médica não conseguiu ver perfeitamente se eu estava ou não grávida, mas viu que eu tinha um hematoma enorme, quando acabou o exame eu tive uma pequena hemorragia , foi quando ela resolveu passar a vitamina pro bebe e o utrogestam, me deu um atestado e mandou fazer repouso absoluto. fiz durante uma semana e voltei na médica, quando ela bateu a segunda ultra o hematoma ainda estava lá do msm tamanho e o bb já dava pra ver estava com 6 semanas. Sendo que parei com o repouso pq tenho um filho de 2 anos e nao tinha ninguem para me ajudar. O utrogestam usei apenas nessas duas semanas e parei até hj não uso mais. Quando completei 7 semanas bati mais uma ultra e meu bb tinha triplicado de tamanho, mas o hematoma continuava lá, fiquei sangrando bem pouquinho durante essas semanas mas depois que parei com o remédio o sangramento também parou. Hj estou com 11 semanas e faço tudo. Tenho medo de acontecer algo, mas infelizmente tenho que fazer. A minha barriga já está crescendo e eu cada dia mas ansiosa.. dia 24/07 vou bater mas uma ultra e se Deus quiser não vai ter mas hematoma nenhum. E volto aqui pra dar uma ótima noticia a vcs. Bjoos e boa sorte a todas e tenham fé em Deus que tudo ficara bem.

Lu candido disse...

Olá!!

Estou gravida de 17 semanas, com 8 semanas descobri um hematoma, tive um sangramento horrível de uns 3 dias, parava quando eu menos esperava sangrava de novo... fiquei desesperada!! fiquei de repouso tomando remédio e com 13 semanas fiz outra ultra onde vi que o hematoma tinha aumentado 1cm fiquei arrasada, pois estava fazendo de tudo pra que sumisse logo, o sangue passou e ficou saindo uma borrinha de café que me incomodava muito... mas graças a Deus tem 12 dias que não sai nadaaa, tenho uma ultra marcada pra próxima semana, estou esperançosa, comprei um aparelho chamado angel sounds que ouve o coraçãozinho do bebe, é fantástico, e deixou bem mais tranquila. Beijos boa gestação a todas!!!!

Anônimo disse...

estou com 8 semanas e hematomas grande 72%
fiz ultra e i bebe esta bem mas tenho muito medo estou de repouso e usando ultragestam
sexta dia 25 vou fazer nova ultra
esta nas mãos de deus estou sofrendo muito nunca fiquei de cama antes sempre trabalhei muito mas quero muito esse bebe ja tenho 35 anos. beijos

Luciana disse...

Olá meninas!
Estou de 12 semanas e ontem após ter relação com meu marido tive sangramento. Fui ao hospital e na ultra mostrou um hematoma de 1 cm. O medico receitou utragestam e repouso. Segunda tenho consulta com meu GO e vou ter mais informaçoes.
É angustiante ficar esperando por informaçoes e eu sinto cólica, fico a sensaçao de que vai acontecer algo a qualquer momento.
Momentos dificeis.
Mas estou confiante de que vai dar tudo certo!
bjos

Anônimo disse...

aconteceu comigo também, sete meses atrás eu perdi um bebe de 20 semanas fiquei arrasada, agora depois de muitas tentativas descobri que estou grávida novamente, mas estou com um hematoma...apesar de repouso e remédio comecei a sangrar ontem....o pior é que nos hospitais públicos não consigo a devida atenção....
nem sabia da gravidade da situação ate sangrar e começar a pesquisar....mas tenho muita fé em DEUS...bjus

Anônimo disse...

Nossa, nao fazia ideia que era tao comum, estou na setima semana e tbem estou passando por isso.Ainda estou assustada mas com muita esperanca e confianca em Deus, pois Ele nunca faz sua obra incompleta.

Anônimo disse...

Tive um pequeno sangramento tipo borra de cafe.fiz a ultra e o medico a principio achou q era gemeos e possivel aborto de gemeos.dps disse q era uma gestaçao de um so e um hematoma com deslocamento do saco gestacional e q nao via presença do embriao. So me recomendou repouso de um dia pq pedi atestado.e pediu p repetir o bhcg daqui a 2 dias. Nao agradei do q ele disse.amanha vou em outro medico. Tenho esperança e fe em Deus q meu bebe esta aqui e farei td p seguir c a gestaçao.

Anônimo disse...

Fiz uma ultra hoje e descobrir que estou gravida de 5 semanas e tambem to com uma hematoma,nao tive nenhum sangramento mas estou com muito medo pois a 7 meses atras tive uma gravidez tubaria ,perdi meu bebe e sofri muito,mas tenho fe em deus que meu bebe vai vim com muita saude,força a vcs q estao passando por isso tambem

Unknown disse...

Oi meninas, tbm estou passando por isso, na semana passada eu comecei a ter um corrimento marrom tipo inicio de Mendtruaçao, liguei p minha OB e ela me receitou repouso, passados 5 dias tive um peq sangramento, ai comecei repouso absoluto, na segunda-feira fiz a 1° ultra, deu q estou de 5 semanas com isso so apareceu o saco gestacional, mas a medica disse q estava com descolamento que e o hematoma com 0,6cm, fiquei super preocupada, ainda estou de repouso e usando ultragestam, porem, apareceu um pouco de sangramento, as vezes vem ou fico o dia todo sem, e minha segunda gravidez, e estou com muito medo, como na primeira eu nao tenho muitos sintomas, so os seios doloridos e agora nem isso, quinta feira dia 5 faço outra ultra, estou com muito medo. Quero muito acreditar q esta tudo bem com meu bebe.

karinamorais disse...

Bom dia, estou com 8 semanas, tb estou com um hematoma e de repouso, fiquei muito assustada, mais não tive até agora nenhum sangramento, mais tenho fé que vai dar tudo certo.

Anônimo disse...

oi gente to passando por tudo isso estou tao preocupada,pois é dificil ficar de repouso tenho uma filha de sete anos que ainda depende de mim.o hematoma esta muito grande.mas vou confia no Senhor...bjusss

Anônimo disse...

Estou de 8 semanas tb estou muito preocupada com hematoma subcorionico de 0,5 cm, não tenho colicas nem sangramento. A OB receitou utrogestan e repouso. Confio em Deus que vai dar td certinho.

Unknown disse...

Bom dia ! Estou na 7 semana e ontem começou o sangramento, fui ao médico e deu esse hematoma, estou com muito medo, mesmo usando a medicação a cólica é quando vou ao banheiro vejo sangue!! Estou muito angustiada !

Anônimo disse...

Boa tarde esstou com 6 semanas fiz a ultra e descobrir que estou com hematoma 8*7 estou com sangramento moderador, isto é grave?

Unknown disse...

Olá meu nome é Ana Paula estou com 7 semanas e estou com um hematoma de 1,5 e 0,5 já faz 12 dias q estou com sangramento diminui um pouco e volta a sangrar bastante.sera q existe casos do hematoma ficar a gravidez toda estou apavorada tenho consulta dia 04/04!

Unknown disse...

Oi meninas...
Estou com 9 semanas..descobri com 6 semanas que estava grávida ...minha segunda gestação...com 6 semanas começou um sangramento leve fiz eco e descobri o hematona...de lá pra cá tenho sangramento leve quase todos os dias e muita cólica.
É realmente horrível...rezae á Deus e ter fé.

Unknown disse...

Olá a todas tenho Dois filhos e sempre tive ambas a gravidez tranquila..
Nesta gravidez no passado dia 12 sangrei fui para o hospital e me disseram q tinha um descolamento no saco gestacional vim medicada com ovulo com progesterona..
Esta manhã senti um coágulo a sair... Fui de novo para as urgências pensei q tinha perdido o meu bebê..as graças a Deus esta aqui no cantinho e ouvi o coraçãozinho.... Agora a doutora disse q tenho um hematoma repouso a cem por cento... Cheguei a casa saiu outro coágulo o tal q se viu na eco ao lado do bebê... Agora vivo um dia de cada x.. MTA força para tdas nós
Q Deus nos proteja

Unknown disse...

Que bom, estou passando por isso. Descobri numa ultrassom de rotina.

Unknown disse...

Amanhã faço 8 semanas na sexta vou fazer uma ultrassom mas em nome de Jesus já estou curada vai da tudo certo...

Unknown disse...

Oi bom dia estou na minha segunda gestação e tive um sangramento com 12 semanas e 3 dias oi seja um hematoma subcorionico uma sangramenti bem vivo ,e tive repouso usei a progesterona 2 x ao dia ,e no dia 26 agora de abril voltei pro retorno ao bater a ultra som o médico disse q tinha sumido, mas mesmo assim ainda quando faço xixi vem aquele sangue que parece uma borra ,e ainda estou preocupada, com medo de ter relacao, pois o médico disse assim pra mim vida normal agora. Mais ainda continua vindo essa sangue .alguém pode dar uma dica.hoje estou com 14 semanas e 6 dias

Leiliane disse...

Olá, seu bebê deve ser lindo .

Eu estou com 6 semanas e notei alguns corrimentos rosados e marrons ,procurei em fazer uma ultra e deu que tinha hematoma de 14,05 x4,5 a médica não me explicou se estava grande de mais e tal . Alguém sabe qual tamanho normal de um hematoma ?
Não tive sangramento , só esses corrimentos mesmo e uma vez 1 pingo de sangue .

Anônimo disse...

Boa noite meninas
Descobri o descolamento ovular com 6 semanas de 10×4 .
Estou dr repouso desda ir,agora estou com 11 semanas e quinta feira vou fazer a ultrassom . E est crendo no meu milagre.
Boa sorte pra todas nós nesse momento .

May disse...

E ai como vc tá?
A gravidez?

Unknown disse...

Com 12 semanas e 3 dias senti uma dor forte no pé da barriga e comecei a sangrar sem parar (como se no lugar do xixi descesse sangue. Fiz a ultrassonografia e deu o hematoma. Fiquei internada tomando ultragestan e Buscopan. Fiquei anêmica. Três dias depois refiz a ultrassonografia morfológica do 1 trimestre. Deu tudo normal com o bebê e o hematoma sumiu. Porém, ainda desce uma borda. Sigo colocando o ultragestan e estou de repouso (o que é quase impossível para quem tem uma filha de 7 anos). Estou aflita. Nossa. Nem fazer xixi direito consigo, com medo de descer sangue. Sem relação até a semana 20. Tudo isso é angustiante. Espero que todas estejam bem com os bebês.

Unknown disse...

Estou com 15 semanas e comecei a sangrar com 12 mais no início fiquei assustada toda vez que sangrava pensa agora eu perdi por conta dos coágulos que saia estou de repouso absoluto e usando ultragestan dipirona de 1g por conta de cólicas e meu hematoma e do tamanho 0,5cm bem grande mas meu bebê está ótimo sigo de repouso e usando as medicações espero que logo logo o meu suma pois só aumento desde que descobri

Unknown disse...

Olá meninas, estou com o mesmo problema, descolamento ovular, estou de 8 semanas, cólica e um corrimento marrom vezes com colagulo é desesperador. Estou de repouso, creio q Deus vai fazer um milagre. E como vcs estão?