terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Nosso dia e o susto de ontem.

Ai, Ai...
Quanto susto você anda me dando hem filho, hahaha... Brincadeira, pois você é uma benção e comparado a gravidez de muitas mulheres não posso reclamar em nada.
Mas as surpresas andam acontecendo... Primeiro foi o tombo, agora PRESSÃO ALTA ?
Como assim minha pressão alta ?! 
Pois é, ontem tivemos um dia bem quente e abafado aqui em São Paulo, nem mesmo os mais potentes ventiladores seriam capaz de "refrescar" um só grau que fosse.
Mamãe está com a bronquite atacada, o que me deixa muito muito estressada. Todos os dias rezo muito para que você não venha portando essa terrível doença. Além de ser bronquite a minha é asmática, me fazendo passar a noite inteira tossindo e com dor de cabeça, se fosse a 6 meses atras saberia muito bem como aliviar isso, usaria minha bombinha de Aerolin e tudo resolvido, mas com você dentro de mim, não tomo nada sem antes passar no médico. 
Bom, estava deitada no quarto e comecei a me sentir mal, com muitas dores de cabeça e na nuca. Então, seu pai ficou muito preocupado e pediu para que seu tio Alexandre fosse em casa e verificasse minha pressão e aí veio a surpresa 14x7. 
Relativamente alta para quem nunca teve problemas relacionados a isso. 
Sendo assim, decidimos então ir para o hospital e verificar o porque desse ocorrido.
Seu pai, correu tanto com o carro que achei que ao chegar no médico a minha pressão estaria mais alta, ele ficava o tempo todo olhando para mim e perguntando se eu estava com dor ainda...
Ao chegar no hospital, fomos direto para a ala de obstetrícia, a enfermeira que faz a triagem verificou a minha pressão e para nosso alívio já estava 12x7 . Então ficamos mais tranquilos e apenas aguardamos a consulta com a médica. Entrando no consultório a médica me examinou da cabeça aos pés, ouviu o seu coração, ouviu meus pulmões, verificou a pressão novamente, disse que estava tudo bem conosco. E que possivelmente a bronquite era razão de eu estar com tanta dor de cabeça e o aumento da pressão poderia ter ocorrido pelo estresse de não dormir direito e estar irritada com a tosse. 
Sendo assim, ela nos medicou com inalação e tive que tomar dipirona na veia. Não é muito recomendável tomar dipirona estando grávida, mas em casos exclusivos como esse, não teria problema.
Mamãe ficou perguntando tudo para as enfermeiras e ainda por cima fiz amizade com uma outra mamãe que também estava passando por lá. Ficamos eu e ela conversando o tempo todo do soro, ela com prisão de ventre e eu com dor de cabeça. 
O nome dela é Camila e tinha 16 anos, estava de 25 semanas e 3 dias e esperava uma Menina a Lorena, trocamos telefone e facebook, ficávamos as duas conversando com as enfermeiras e fazendo perguntas, ela tinha um medo enorme de agulhas e a enfermeira brincou com ela dizendo que quando a gente fosse ganhar neném a agulha e a dor seriam muito maiores,seu pai e o esposo dela também ficaram conversando. Afinal, isso é o que nos identifica eu e seu pai somos super comunicativos, fazemos amizade em tudo que é lugar. 
Nesse tempo o celular não parava, sua avó Sônia e sua avó Delma ligavam de 5 em 5 minutos e ao chegar em casa tivemos que acalma-las explicando tudo que tinha acontecido.
Depois das ligações e de acalma-las fomos deitar. 
Hoje ainda está muito quente,mas a mamãe está fazendo inalação de 8 em 8 horas com soro fisiológico e bebendo muita água. 
Estou muito empolgada com as coisas do chá de bebê e com nossa próxima consulta. 
Fui fazer as unhas no salão que a tia-prima Teca trabalha, e confesso que adoro ser "paparicada" havia um ventilador do meu lado, ela fazendo massagem nos meus pés e mãos. E já marquei a depilação para umas semanas antes de você nascer, o cabelo também já está encaminhado. Tudo pronto esperando por você, e mais ainda EU ESPERANDO POR VOCÊ.

Pesquisei algumas coisas sobre pressão alta na gravidez e os perigos dela para mim e para o você.

O que é a hipertensão na gravidez?
O aumento da pressão sanguínea diagnosticado durante a gestação em mulheres que nunca haviam antes demonstrado o problema é classificado como doença hipertensiva específica da gestação (DHEG). Esse é um dos distúrbios mais comuns em grávidas e se apresenta de duas formas: como pré-eclâmpsia e eclâmpsia.

A pré-eclâmpsia é o aumento da pressão arterial acompanhada da eliminação de proteína pela urina. Normalmente, essa complicação começa depois da 20ª semana de gravidez. Quando não tratada adequadamente, pode culminar na própria eclâmpsia, a reta final da doença. Ela se caracteriza pela pressão muito elevada escoltada de outros sintomas mais graves, como convulsões e inchaços. Nesse estágio da DHEG, a vida da mãe e do bebê entra em risco.

Quais são as causas da hipertensão na gravidez?
Não existe uma única causa. Há o consenso de que o problema é resultado, entre outras coisas, da má adaptação do organismo materno a sua nova condição. Outros motivos são a alimentação desequilibrada, com o excesso de sal, e o sedentarismo. “Mas os principais agravantes da hipertensão são mesmo os hábitos alimentares, embora o começo do problema esteja na formação da placenta”, explica o obstetra Alberto D’Auria.

Quais os sinais de que o problema está se tornando preocupante?
Além da pressão sanguínea muito alta, dores de cabeça e abdominais, escotomas (visão comprometida com pontos brilhantes) e inchaço em todo o corpo indicam que o quadro da gestante é sério e merece cuidados médicos de pronto.

Dá para controlar a doença sem medicação?
Depende. Para isso, é preciso ficar de olho na alimentação e no ganho de peso. A dieta, por exemplo, deve ser rica em ácido fólico, já que esse nutriente tem ação vaso dilatadora, e pobre em sal, o gatilho para o disparo da pressão. Se mesmo com esses cuidados a pressão teimar em subir, aí os remédios anti-hipertensivos costumam ser necessários.

Existe um perfil de mulheres que desenvolvem a hipertensão gestacional?
Mulheres que engravidam tardiamente costumam ter maior chance de desenvolver o problema – cerca de 14% delas. “De modo geral, são mulheres que trabalham muito e esperaram a estabilidade para engravidar. Por isso também são mais estressadas, sofrem muita pressão e, comumente, ingerem muito café. Esse é um público cativo da hipertensão na gestação”, relata o obstetra D’Auria. A pré-eclâmpsia também tem maior incidência na primeira gravidez e, do mesmo modo, “gestações múltiplas têm grandes chances de desenvolver o problema”.

A pré-eclâmpsia pode prejudicar a formação do bebê?
A saúde do pequeno não é comprometida quando a mãe está com a pré-eclâmpsia. Mas, se não for tratada, e a gestante chegar ao estágio de eclâmpsia, o risco da perda da criança é alto.

Quais são os comprometimentos para a mãe?
Quando a pressão não consegue mais ser controlada com o auxílio de remédios e os outros sintomas da eclâmpsia estão evidentes, não existe outra saída: o nascimento do bebê precisa ser acelerado com um parto induzido. Caso contrário, o pequeno e a mãe correm o risco de morte. “É importante considerar que 75% dos óbitos por hipertensão arterial na gravidez têm como causa a eclâmpsia”, alerta D’Auria.


Depois de todas essas informações só nos resta... CUIDAR DA NOSSA SAÚDE... 
(porque da nossa vida já tem muita gente cuidando..kkk' brink's)

MAS AGORA ESTAMOS BEM, TUDOO BEM GRAÇAS AO NOSSO BOM DEUS...

Nenhum comentário: